As premiações ainda continuam desprezando artistas LGBTQ+ — e Lil Nas X é a prova disso
Atualizado: 30 de mai. de 2023
Na última semana, o cantor Lil Nas X agitou a internet com o lançamento da diss track "Late to da Party (F*CK BET)" em colaboração com NBA YoungBoy. Algumas horas antes da canção estrear nas plataformas de streaming, o rapper divulgou a capa do single nas redes sociais, na qual aparece urinando em um prêmio do BET Awards. A música que foi lançada na última sexta-feira (24) junto ao videoclipe oficial, contando com 3:25 minutos repletos de referências e críticas ao BET Awards, premiação estadunidense que foi criada em 2001 pela Black Entertainment Television para premiar artistas negros da música, atuação, esporte e outras áreas do entretenimento. A edição de 2022 aconteceu no último domingo (26).
Em um dos trechos da canção, Nas dispara: "O Brutal Empire of Terror (BET) traiu Lil Nas X, virando as costas para ele depois de usá-lo como influência". Além disso, o rapper traz referências no videoclipe de polêmicas passadas envolvendo o cantor Ye, mais conhecido como Kanye West, quando o artista postou um vídeo urinando na estatueta do Grammy Awards. Após as duras críticas à academia, Ye foi banido de se apresentar na cerimônia do Grammy, um dos mais importantes prêmios da indústria musical.
LEIA TAMBÉM: O Grammy é racista - mas isso não é novidade
As indicações feitas no dia 1 de junho não contaram com nenhuma indicação do rapper. Em uma conversa já deletada, Nas contou como se sentia marginalizado pela organização da premiação, que homenageia as conquistas de artistas negros em vários campos do entretenimento. Ele também expressou a frustração de ser esnobado pela acaemia do BET Awards, apontando que, embora tenha o reconhecimento de grandes órgãos de premiação como o Grammy, por exemplo, uma cerimônia dedicada a artistas negros não o reconhece.
Essa não foi a primeira vez que o artista se pronunciou contra o BET. No dia 7 de junho, quando publicou um vídeo cantando um trecho da canção, acompanhado pelo trecho: "F*ck BET", Nas também teria publicado um fio com alguns tuítes (que logo foram excluídos, de acordo com a Billboard) ironizando a situação depois que as indicações foram anunciadas: "Obrigado, BET Awards. Um gigante zero em indicações novamente". E ainda complementou dizendo: “Isso não é só sobre o BET Awards, isso é sobre a homofobia na comunidade negra. Vocês podem sentar e fingir se quiserem, mas eu vou arriscar tudo por nós”.
Jack Harlow, que compareceu ao BET Awards para participar de uma performance com a cantora Brandy Norwood e o rapper Lil Wayne, é um grande amigo de Lil Nas X, participando no grande sucesso 'Industry Baby'. O artista passou pelo tapete vermelho da premiação usando uma camiseta estampada com o nome e rosto de Lil Nas X, em apoio ao amigo.
A homofobia não tão velada assim
Lil Nas X é uma grande potência na industria da música, sendo um homem negro e gay que se faz presente no meio do Hip-Hop/Pop, ocupando espaços e trazendo visibilidade, referências e vivências que não estão tão presentes principalmente no cenário do Hip Hop. Na canção “That's What I Want”, escolhida para promover o seu primeiro álbum, o rapper fala em menos de 3 minutos sobre a solidão e a objetificação do homem negro gay, trazendo fortes críticas às questões heteronormativas na sociedade americana — que sabemos que percorre por diversos outros locais neste grande planeta que chamamos de Terra.
Numa paleta inicial composta por rosa e azul, o cantor mostra como a construção de estigmas como o futebol, a construção da família "tradicional" e as igrejas afetam as relações e vivências de homens negros que pertencem a comunidade LGBTQIA+, também reforçando o quanto deseja viver um amor, ser amado, não querendo ser apenas um corpo a ser apenas usado, potencializando a critica da objetificação.
Portanto, ao sentir sua arte sendo desvalorizada, o rapper usou sua conta no Twitter para demonstrar a sua revolta com o BET, acusando a premiação de homofobia por não ter recebido nenhuma indicação para a premiação pelo segundo ano consecutivo. “MONTERO” teve uma grande estreia, dominando os charts e conquistando o coração de muitos, sendo um dos maiores sucessos de 2021. Em alguns poucos caracteres, ele demonstrou sua frustração:
"Os gays negros têm que lutar para serem vistos neste mundo e mesmo quando chegamos ao topo, muitos tentam fingir que somos invisíveis" — Lil Nas X
No BET de 2021, Lil Nas X realizou uma das maiores performances da sua carreira. Apesar de não ter recebido nenhuma indicação na premiação do ano passado, ele performou 'Montero (Call Me By Your Name)', single que foi um grande hit do artista. Durante a apresentação, Nas beijou um dos dançarinos. A atitude causou uma onda de comentários homofóbicos e revoltados com o cantor, apenas por beijado outro homem ao vivo numa das maiores premiações dos EUA.
Lil Nas X, inclusive, já falou sobre como foi difícil lidar com as reações que recebeu após a performance. Ele comparou a ação a "saltar em um lago cheio de tubarões e piranhas", considerando a LGBTQfobia presente na cena do Rap e do Hip Hop. Mas não se arrepende do ato.
"(As pessoas sempre dizem) vá para onde você é aceito e coisas assim, mas você não pode simplesmente ir onde você é aceito", disse ele. "Você tem que quebrar essas paredes e dizer: 'Este é o meu espaço agora também.'" — Lil Nas X
Ainda há outro fator além da homofobia por si só, que é a desvalorização de artistas LGBTQ+ que são mais "afeminados" ou que estão sempre ativamente reafirmando a própria sexualidade, como Nas fez na performance do BET e faz continuamente através dos seus trabalhos, na sua arte e também na vida pública. Ao se pronunciar contra a premiação no Twitter, algumas pessoas alegaram que Tyler, The Creator e Frank Ocean receberam indicações. Lil Nas X respondeu: "Amo Frank e Tyler até a morte, mas podemos admitir que homens queer são mais respeitados quando fazem coisas menos femininas ou estou inventando isso?"
LEIA TAMBÉM: Crítica: Tyler, The Creator escanteia personagens e celebra sua jornada em ‘Call Me If You Get Lost'
O outro lado
Não demorou para que o BET se pronunciasse, respondendo às críticas públicas feitas pelo artista. Através de uma nota enviada à Variety, a organização do evento se posicionou: "Nós amamos o Lil Nas X. Ele foi indicado ao prêmio de Artista Revelação no BET de 2020 e, orgulhosamente, demos espaço ao seu extraordinário talento e criatividade ao longo do show em duas apresentações", declarou o BET. "Infelizmente, neste ano, ele não foi indicado pela nossa Academia, que é formada por um estimado grupo de cerca de 500 profissionais do entretenimento nas áreas de música, televisão, cinema, marketing digital, jornalismo esportivo, relações públicas, influenciadores e artes".
No trecho final, eles ainda declararam: "[...] No BET, somos defensores apaixonados pela maravilhosa diversidade que existe em nossa comunidade. Estamos comprometidos em usar todas as nossas plataformas para fornecer visibilidade e inclusão para todas as muitas interseções da comunidade negra".
Vale pontuar que o álbum de estreia de Lil Nas X, "MONTERO”, atingiu cerca de 217 milhões de streams no Spotify na primeira semana de lançamento e se tornou o quarto maior debut semanal de um álbum por um artista masculino na plataforma e o quinto de um artista em geral naquele ano.
Comments