"Velozes e Furiosos 10": família acima de tudo, até da velocidade automobilística
Atualizado: 30 de mai. de 2023
Chegando à sua reta final, ‘Velozes e Furiosos 10’ deixa as corridas de lado para fazer Dom lidar com as consequência do passado e salvar quem ele ama
ATENÇÃO: ESTE TEXTO CONTÉM SPOILERS!
Família. Essa é a palavra que parece guiar a franquia 'Velozes e Furiosos' desde o lançamento do seu primeiro filme, em 2001. Em seus primórdios, a produção seguiu a amizade de Dominic Toretto (Vin Diesel) e Brian O’Conner (Paul Walker), um fora da lei e um policial que protagonizam uma verdadeira conexão através da lealdade e do amor pelos carros.
Ao longo dos filmes lançados, eles se juntam a outros amigos, casam com as suas companheiras e têm filhos. Isso tudo enquanto se envolvem em crimes à la Robin Hood e corridas de alta velocidade.
Anos depois, em 'Velozes e Furiosos 10', Dom não está fisicamente ao lado do seu eterno parceiro Brian, porém segue com ele em memória, na homenagem no nome do seu filho, o pequeno Brian (Leo Abelo Perry), e colocando o principal valor da dupla em primeiro lugar: proteger quem eles amam.
Infelizmente, o protagonista precisa lidar com as consequências de suas ações do passado, que resultaram em uma longa lista de inimigos em busca de uma oportunidade de vingança - e nesse filme, parece que um deles pode conseguir.
A revanche
O atual longa se baseia nos acontecimentos de 'Velozes & Furiosos 5: Operação Rio' (2011), em que Dom, Brian e sua equipe mataram o chefão brasileiro das drogas, Hernan Reyes (Joaquim de Almeida), e acabaram com seu Império, roubando até o famoso cofre cheio de dinheiro.
O que eles não sabiam era da existência de Dante Reyes (Jason Momoa), filho do falecido que testemunhou tudo e elaborou um plano para se vingar de Dom - sem matá-lo, mas indo atrás de sua família.
Quem acompanha a franquia, enxerga um vilão totalmente diferente dos outros enredos. Apesar do físico ameaçador, Dante se consagra pelo seu lado cômico, sempre rindo, usando um vocabulário próprio e fazendo piadas durante o caos que causa.
Apesar de Dom ser o mestre em lidar com planos B e fugir de situações literalmente mortais, ele possui dificuldade em entrar na mente imprevisível de Dante, capaz de montar um plano cheio de nuances.
Escolha um lado
No décimo filme, Toretto e sua família devem enfrentar Dante e sua equipe movida à alta tecnologia. Não é novidade que o protagonista é capaz de conquistar do chefe do morro até uma autoridade da polícia, o que facilita seu sucesso nas missões.
Porém esse fato já conhecido não deixa de chocar os fãs da franquia quando até dois dos grandes inimigos de Dom se juntam a ele: Shaw (Jason Statham) e Cipher (Charlize Theron), também ameaçados por Dante.
Também se juntam a ele as novas personagens: Tess (Brie Larson), filha de Mr. Nobody (Kurt Russell), e Isabel (Daniela Melchior), irmã da falecida Elena, mãe do filho de Dom.
Já do outro lado, uma surpresa: o agente Aimes (Alan Ritchson) - afinal, parte da Agência não gosta de Toretto, porém não deixa de ser corrupta e se juntar a quem está com mais poder.
Família e fãs em primeiro lugar
É palpável no enredo de 'Velozes e Furiosos 10' a necessidade de conectar todos os acontecimentos e pessoas da vida de Dom no atual filme. A franquia já tem um histórico de tentativas mal-sucedidas ao fazer isso - afinal, ainda não deu para superar o fato de ‘Desafio em Tóquio’ ser sucedido pela sexta produção para justificar a “morte” de Han (Sung Kang).
Porém, de uma maneira inacreditável, o atual roteiro consegue fazer jus a todos os caminhos que Dom passou, como se tudo fosse realmente parar no seu atual desafio. Claro, não se pode analisar os detalhes desconexos, entretanto, o fã da franquia se vê satisfeito ao entender que as ameaças recebidas pela família Toretto possuem uma justificativa e podem ser finalizadas caso a família elimine o verdadeiro inimigo: Dante.
Por ter esse objetivo complexo, o filme precisa deixar de lado os carros para focar na família. Os dois momentos de maior destaque envolvendo a parte automobilística são: a famosa aparição especial que dá a largada da corrida - feita pela cantora brasileira Ludmilla -; e quando o longa dá foco na combustão do motor com efeitos especiais à la Y2K.
É uma pena para quem curte o momento de velocidade, mas entendível para finalmente dar fim aos problemas de Dom. Só que, mais uma vez, não foi nesta produção que o protagonista ganhou seu final feliz eterno. ‘Velozes e Furiosos 10’ acaba com Dante com poucos arranhões, a dúvida do estado de saúde dos amigos de Dom e o protagonista com seu filho à beira da morte - ou seja, uma abertura enorme para o lançamento de um 11º filme.
Quem for ao cinema com expectativa de assistir ao final da franquia, precisará esperar ainda um pouco para ver Dom curtindo um bom churrasco e uma Corona gelada ao lado de sua família sem nenhuma preocupação. No entanto, isso não significa que o longa não conquistará quem esteve ao lado de Toretto por todos esses anos.
A volta dos que não foram
Assistir a "Velozes e Furiosos" é entender que dificilmente um personagem morreu - só se o ator não quis voltar para a franquia.
Para a emoção dos fãs, o décimo filme termina com a volta de Gisele (Gal Gadot), dada como morta em 'Velozes & Furiosos 6' ao se sacrificar para salvar o amado Han. Ela aparece conduzindo um submarino na Antártica para salvar Cipher e Letty, que estão fugindo da Agência.
A maior das surpresas, porém, veio na cena pós-créditos: sim, Hobbs (Dwayne Johnson) apareceu e deverá ser a cartada final de Dom em "Velozes e Furiosos 11" na sua briga contra Dante.
Veredito: 3,5/5
Comments