top of page
Foto do escritorMikhaela Araújo

Oscar 2022: saiba onde assistir aos filmes indicados

Atualizado: 14 de dez. de 2022



A lista de indicados ao Oscar 2022 já foi anunciada e, com ela, vem a grande questão: onde assistir aos filmes para apostar de forma certeira no bolão? Mesmo sem apostas, se você quiser conferir as obras até 27 de março, data da premiação, veio ao lugar certo. Preparamos uma lista com todos os filmes indicados disponíveis em streamings - que vêm ganhando cada vez mais força na Academia.


A gigante Netflix, por exemplo, emplacou nove produções originais indicadas em 15 categorias na 94ª edição do Oscar. Além dela, outras plataformas como HBO Max e Prime Video também aparecem como detentoras de conteúdos originais que estão entre os indicados à premiação.


Confira a lista completa abaixo!


Ataque dos Cães



Com 12 indicações, o longa de Jane Campion é baseado no romance homônimo de Thomas Savage, escrito em 1976. O filme acompanha um fazendeiro (Benedict Cumberbatch) que trava uma guerra de ameaças contra a nova esposa do irmão e seu filho adolescente, até que antigos segredos vêm à tona. Indicações: Melhor Filme, Diretor, Ator, Ator Coadjuvante, Atriz Coadjuvante, Design de Produção, Fotografia, Canção Original, Edição, Roteiro Adaptado, Trilha Sonora Original, Mixagem de Som. Disponível na Netflix.

Não Olhe para Cima



O filme conta a história de Randall Mindy (Leonardo DiCaprio) e Kate Dibiasky (Jennifer Lawrence), dois pesquisadores que descobrem que o planeta será atingido por um meteoro gigante que pode causar uma nova extinção. No entanto, os dois acabam tendo dificuldade para convencer à população do perigo, enfrentando muito negacionismo. Seria cômico se não parecesse tanto com a nossa realidade. Indicações: Melhor Filme, Trilha Sonora Original, Roteiro Original, Edição. Disponível na Netflix.


Duna



Dirigido por Denis Villeneuve, um dos diretores esnobados pelo Oscar 2022, 'Duna' é inspirado na série de livros de Frank Herbert. Se passa em um futuro longínquo e acompanha Paul Atreides (Timothée Chalamet), um jovem brilhante dono de um destino além de sua compreensão. Ele deve viajar para o planeta mais perigoso do universo para garantir o futuro de seu povo. Indicações: Melhor Filme, Design de Produção, Fotografia, Efeitos Visuais, Maquiagem e Cabelo, Edição, Trilha Sonora Original, Figurino, Mixagem de Som, Roteiro Adaptado.


Disponível na HBO Max, além de locação e compra no iTunes, Google Play e Microsoft Store.



No Ritmo do Coração



Ruby (Emilia Jones) é a única pessoa que escuta em uma família com deficiência auditiva. A vida da jovem sempre foi ajudar o irmão e os pais nas tarefas do dia e no negócio de pesca da família, mas logo ela se envolve no coral da escola e se vê dividida entre seguir seu sonho na música ou ajudar a família. Indicações: Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Ator Coadjuvante.


Disponível no Amazon Prime Video, além de locação e compra no YouTube, Google Play e iTunes.


King Richard: Criando Campeãs



O filme, que conta com Will Smith no elenco, é baseado na história real do pai de Serena e Venus Williams, duas das melhores jogadoras de tênis da história. Obstinado em fazer de suas filhas futuras campeãs de tênis, Richard usa métodos próprios e nada convencionais, seguindo a visão clara de futuro que construiu.


Indicações: Melhor Filme, Ator, Atriz Coadjuvante, Roteiro Original, Edição, Canção Original. Disponível na HBO Max, além de loação e compra no YouTube, Google Play, Now, iTunes e Microsoft Store.


A Filha Perdida



Baseado no romance homônimo de Elena Ferrante, 'A Filha Perdida', drama psicológico dirigido por Maggie Gyllenhaal, acompanha Leda (Olivia Colman), uma professora de meia-idade divorciada que decide tirar férias pacatas. Porém, tudo muda de rumo quando ela fica obcecada por uma jovem mãe hospedada nas proximidades.


Indicações: Melhor Atriz, Atriz Coadjuvante, Roteiro Adaptado.



A Tragédia de Macbeth



Inspirada na peça trágica de William Shakespeare, a nova adaptação de 'A Tragédia de Macbeth' segue a história do lorde Macbeth ao voltar de uma guerra. Escrito e dirigido por Joel Coen, é estrelado pelos aclamados Denzel Washington e Frances McDormand.


Indicações: Melhor Ator, Fotografia, Design de Produção.



tick, tick... BOOM!



Mais um filme biográfico que ganhou destaque no Oscar 2022, o longa musical de Lin-Manuel Miranda traz Andrew Garfield vivendo Jonathan Larson, grande criador do musical 'Rent', num drama comovente sobre fazer arte, envelhecer e amar.


Indicações: Melhor Ator, Edição.




Apresentando os Ricardos



O filme é baseado na história real de Lucille Ball (Nicole Kidman) e Desi Arnaz (Javier Barden), um casal que enfrenta uma crise que poderá pôr fim às suas carreiras de sucesso na televisão, e outra que poderá pôr fim ao seu casamento. Escrito e dirigido por Aaron Sorkin. Indicações: Melhor Atriz, Ator e Ator Coadjuvante.


Mães Paralelas



Novo longa do grande diretor espanhol Pedro Almodóvar. Duas mulheres, Janis (Penélope Cruz) e Ana (Milena Smit), dividem o quarto de hospital onde vão dar à luz. As duas criam um vínculo em poucas palavras, e esse acaso vai encarregar-se de desenvolver e complicar de uma forma que mudará a vida de ambas para sempre.


Indicações: Melhor Atriz e Trilha Sonora.


Drive My Car



O longa japonês é baseado num conto de Haruki Murakami e gira em torno de Yusuke Kafuku (Hidetoshi Nishijima), um ator e diretor de teatro bem-sucedido que perde a esposa de uma maneira repentina. Anos depois, ainda sem superar o luto, ele aceita dirigir uma peça no teatro de Hiroshima e dirige até o local. Lá ele encontra Misaki Watari (Toko Miura), uma jovem chauffeur com quem tem que deixar seu carro temporariamente, por exigência da companhia teatral.


Indicações: Melhor Filme, Direção, Filme Internacional e Roteiro Adaptado.


Disponível no MUBI a partir do dia 01 de abril. Nos cinemas a partir do dia 17/03.


Amor, Sublime Amor



Adaptado de um musical da Broadway, o longe dirigido por Steven Spielberg gira ao redor do amor à primeira vista que acontece quando Tony (Ansel Elgort) vê Maria (Rachel Zegler) em um baile do ensino médio em 1957, em Nova York. No entanto, o romance acaba aumentando o fogo entre duas gangues rivais que disputam o controle das ruas: os Jets e os Sharks.


Indicações: Melhor Filme, Direção, Atriz Coadjuvante, Figurino, Som, Fotografia e Design de Produção.



Cruella



A vilã dos '101 Dálmatas' ganhou uma história de origem! Ambientado na Londres dos anos 70, o filme mostra a história de Estella (Emma Stone). Inteligente, criativa e determinada a fazer um nome para si através de seus designs, ela acaba chamando a atenção da Baronesa Von Hellman (Emma Thompson), uma lenda da moda. Entretanto, o relacionamento delas desencadeia um curso de eventos e revelações que farão com que Estella abrace seu lado rebelde e se torne a Cruella.


Indicações: Melhor Figurino e Maquiagem e Cabelo.



Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis



Shang-Chi (Simu Liu) é o filho do líder de uma organização criminosa poderosa. O rapaz foi criado desde criança para ser um guerreiro, mas decidiu abandonar esse caminho e fugiu para viver uma vida pacífica. Porém, tudo isso muda quando ele é atacado por um grupo de assassinos e se vê forçado a enfrentar seu passado.


Indicações: Melhores Efeitos Visuais.




A Mão de Deus



Fabietto (Filippo Scotti) é um jovem que, como quase todos de sua idade, está num processo de gradual amadurecimento. Ele vive na cidade de Nápoles, na Itália, e precisa lidar com as complexidades inerentes à família, perdas e aos sonhos.


Indicações: Melhor Filme Internacional.



Encanto



Último grande sucesso dos estúdios Disney, 'Encanto' conta a história dos Madrigal, uma família extraordinária que vive escondida nas montanhas da Colômbia, em uma casa mágica. Todos possuem um dom especial, exceto Mirabel. Porém, o encanto dos Madrigal está em perigo e ela é a única capaz de salvá-los.


Indicações: Melhor Animação, Trilha Sonora e Canção Original.



Raya e o Último Dragão



Há muito tempo, no mundo de fantasia de Kumandra, humanos e dragões viviam juntos em harmonia. Mas quando uma força maligna ameaçou a terra, os dragões se sacrificaram para salvar a humanidade. Agora, 500 anos depois, o mesmo mal voltou e cabe a uma guerreira solitária, Raya, rastrear o lendário último dragão para restaurar a terra despedaçada e seu povo dividido.


Indicações: Melhor Animação.



Luca



O longa conta a história de Luca, um jovem ser marinho que sonha em conhecer o mundo proibido - o dos humanos. Ele acaba conhecendo Alberto, que vive uma vida dupla, uma com pernas e outra com guelras. Os dois vivem grandes aventuras em uma cidade na Itália, até a identidade secreta e a vida de ambos serem ameaçadas.


Indicações: Melhor Animação.



A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas



Katie Mitchell é aceita na faculdade de cinema dos seus sonhos e seu pai decide aproveitar para realizar uma viagem em família para levá-la à universidade. Porém, seus planos são interrompidos por uma revolução robótica e agora os Mitchells terão que unir forças em família para trabalhar juntos para salvar o mundo.


Indicações: Melhor Animação. Disponível na Netflix, além de locação e compra no Google Play, YouTube e iTunes.


Free Guy: Assumindo o Controle



Um caixa de banco preso a uma entediante rotina tem sua vida virada de cabeça para baixo quando descobre que é um personagem em um jogo interativo. Agora ele precisa aceitar sua realidade e lidar com o fato de que é o único que pode salvar o mundo. Com Ryan Reynolds, Jodie Comer, Dwayne Johnson e Taika Waititi.


Indicações: Melhores Efeitos Visuais.




A Sabiá Sabiázinha


Uma sabiá criada por uma família de camundongos faz um pedido à estrela da árvore de Natal. Será que ela finalmente vai encontrar seu lugar no mundo e aprender a voar?


Indicações: Melhor Curta de Animação.



Três Canções para Benazir



Morando em um campo de refugiados, um afegão recém-casado luta para conciliar o sonho de entrar no exército e suas responsabilidades familiares.


Indicações: Melhor Documentário Curta-Metragem.



Audible



Amaree Mckenstry-Hall é um jogador de futebol americano surdo que, depois que seu melhor amigo comete suicídio, precisa lidar com trauma do luto enquanto treina para um grande jogo.


Indicações: Melhor Documentário Curta-Metragem.



Onde Eu Moro



Histórias comoventes de moradores de rua na Costa Oeste dos EUA compõem este retrato cinematográfico sobre uma imensa e urgente crise humanitária.


Indicações: Melhor Documentário Curta-Metragem.



(Última atualização da lista: 18 de fevereiro de 2022)

 

Comments


Últimos textos

bottom of page